14/12/2011

Como desbloquear usuários na página do Facebook: Tutorial para Marília Arraes


Escrevi ontem um post no blog Acerto de Contas sobre a gestão desatrosa de mídias sociais da Marília Arraes. E já havia escrito na segunda-feira outro post no blog PE de Andada sobre a moção de repúdio ao projeto de lei nº 130, de autoria da vereadora do PSB.

Nesta quarta-feira, a vereadora disse a uma das pessoas banidas de sua página, que o bloqueio havia acontecido "por engano", e que não poderia desbloquear por uma "impossibilidade técnica" do próprio Facebook, e não por uma questão política. 

Bem. Não sei se isso é uma questão "política", mas com certeza NÃO É POR UMA QUESTÃO TÉCNICA.

Por isso faço aqui no Desterritório um breve e simples tutorial para instruir a vereadora e sua equipe de assessoria a como desbloquear perfis nas página de Facebook.

PASSO 1:

caso a página tenha sido criada por um perfil, e este perfil seja o administrador da página, clique no link circulado em vermelho "Usar Facebook como ..."


PASSO 2:

Clique nas notificações, ou na parte superior esquerda, ou logo abaixo de "Usar Facebook com..."


PASSO 3:

Clique em no menu suspenso do lado superior esquerdo, e logo em seguida selecione "BANIDOS".



PASSO 4:

Pronto. Agora basta clicar DESBANIR.



Bem, esse mini tutorial foi produzido pra facilitar o trabalho da assessoria da vereadora, que agora tem a opção POLÍTICA de desbloquear as pessoas banidas de sua página, visto que não se trata de "impossibilidades técnicas" para tomar esta democrática atitude.

Em verdade, a instrução de como proceder para desbloquear perfis de uma página pode ser facilmente encontrada na Central de Ajuda da própria rede criada pelo "homem do ano" da revista Time de 2010, Mark Zuckerberg.



E só por curiosidade, hoje a Time publicou sua lista de personalidades do ano, e quem foi escolhido foi... a figura do "Manifestante".



_____________________


Post Scriptum: quem quiser acompanhar mais de perto as mobilizações contra o projeto de lei da vereadora Marília Arraes que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas vias públicas da cidade do Recife, siga o perfil @contraleiseca, ou entre para o grupo de debates no Facebook Lei Seca de Marília Arraes - Eu digo NÃO!