18/06/2012

"Ode a Fernando Pessoa", Roberto Piva




O rádio toca Stravinsky para homens surdos e eu recomponho na minha imaginação

a tua vida triste passada em Lisboa.

Ó Mestre da plenitude da Vida cavalgada em Emoções,

Eu e meus amigos te saudamos!

Onde estarás sentindo agora?

Eu te chamo do meio da multidão com minha voz arrebatada,

A ti, que és também Caeiro, Reis, Tu-mesmo, mas é como Campos que vou

saudar-te, e sei que não ficarás sentido por isso.

Quero oferecer-te o palpitar dos meus dias e noites,

A ti, que escutaste tudo quanto se passou no universo,

Grande Aventureiro do Desconhecido, o canto que me ensinaste foi de libertação.

Quando leio teus poemas, alastra-se pela minh'alma dentro um comichão de

saudade da Grande Vida,

Da Grande Vida batida de sol dos trópicos,

Da Grande Vida de aventuras marítimas salpicada de crimes,

Da grande vida dos piratas, Césares do Mar Antigo.

Teus poemas são gritos alegras de Posse,

Vibração nascida com o Mundo, diálogos contínuos com a Morte,

Amor feito a força com toda Terra.




Sempre levo teus poemas na alma e todos os meus amigos fazem o mesmo.

Sei que não sofres fisicamente pelos que estão doentes de Saudade, mas de

Madrugada; quando exaustos nos sentamos nas praças, Tu estás conosco, eu

sei disso, e te respiramos na brisa.

Quero que venhas compartilhar conosco as orgias da meia-noite, queremos ser

para ti mais do que para o resto do mundo.

Fernando Pessoa, Grande Mestre, em que direção aponta tua loucura esta noite?

Que paisagens são estas?

Quem são estes descabelados com gestos de bailarinos?




Vamos, o subúrbio da cidade espera nossa aventura,

As meninas já abandonaram o sono das famílias,

Adolescentes iletrados nos esperam nos parques.

Vamos com o vento nas folhagens, pelos planetas, cavalgando vaga-lumes cegos até o Infinito.

Nós, tenebrosos vagabundos de São Paulo, te ofertamos em turíbulo para uma

bacanal em espuma e fúria.

Quero violar todas as superfícies e todos os homens da superfície, Vamos viver para além da burguesia triste que domina meu país alegremente

Antropófago.

Todos os desconhecidos se aproximam de nós.

Ah, vamos girar juntos pela cidade, não importa o que faças ou quem sejas, eu te

abraço, vamos!

Alimentar o resto da vida com uma hora de loucura, mandar à merda todos os deveres, chutar os padres quando passarmos por eles nas ruas, amar os

pederastas pelo simples prazer de traí-los depois,

Amar livremente mulheres, adolescentes, desobedecer integralmente uma ordem

por cumprir, numa orgia insaciável e insaciada de todos os propósitos-

Sombra.

Em mim e em Ti todos os ritmos da alma humana, todos os risos, todos os olhares,

todos os passos, os crimes, as fugas, Todos os êxtases sentidos de uma vez,

Todas as vidas vividas num minuto Completo e Eterno,

Eu e Tu, Toda a Vida!

Fernando, vamos ler Kierkegaard e Nietzsche no Jardim Trianon pela manhã,

enquanto as crianças brincam na gangorra ao lado.

Vamos percorrer as vielas do centro aos domingos quando toda a gente decente

dorme, e só adolescentes bêbados e putas encontram-se na noite.

Tu, todas as crianças vivazes e sonolentas,

Carícia obscena que o rapazito de olheiras fez ao companheiro de classe e o

professor não vê;

Tu, o Ampliado, latitude-longitude, Portugal África Brasil Angola Lisboa São

Paulo e o resto do mundo,

Abraçado com Sá-Carneiro pela Rua do Ouro acima, de mãos dadas com Mário de Andrade no Largo do Arouche.

Tu, o rumor dos planaltos, tumulto do tráfego na hora do ¿rush¿, repique dos

sinos de São Bento, hora tristonha do entardecer visto do Viaduto do Chá,

Digo em sussurro teus poemas ao ouvido do Brasil, adolescente moreno empinando papagaios na América.

Vamos ver a luz da Aurora chispando nas janelas dos edifícios, escorrendo pelas

águas do Amazonas, batendo em chapa na caatinga nordestina, debruçando

no Corcovado,

Ouçamos a bossa-nova deitados na palma da mão do Cristo e a batucada vinda

diretamente do coração do morro.

Tu, a selvagem inocência nos beijos dos que se amam,

Tu o desengajado, o repentino, o livre.

Agora, vem comigo ao Bar, e beberemos de tudo nunca passando pela caixa,

Vamos ao Brás beber vinho e comer pizza no Lucas, para depois vomitarmos

tudo de cima da ponte,

Vem comigo, eu te mostrarei tudo: o Largo do Arouche à tarde, o Jardim da Luz

pela manhã, veremos os bondes gingando nos trilhos da Avenida, assaltaremos o Fasano, iremos ver ¿as luzes do Cambuci pelas noites de crime¿,

onde está a menina-moça violada por nós num dia de Chuva e Tédio,

Não te levarei ao Paissandu para não acordarmos o sexo do Mário de Andrade

(ai de nós se ele desperta!),

Mas vamos respirar a Noite do alto da Serra do Mar: quero ver as estrelas refletidas

em teus olhos.

Sobre as crianças que dormem, tuas palavras dormem; eu deles me aproximo e

dou-lhes um beijo familiar na face direita.

Teu canto para mim foi música de redenção,

Para tudo e todos a recíproca atração de Alma e Corpo.

Doce intermediário entre nós e a minha maneira predileta de pecar.

Descartes tomando banho-maria, penso, logo minto, na cidade futura, industrial

e inútil.

Mundo, fruto amadurecido em meus braços arqueados de te embalar,

Resumirei para Ti a minha história:

Venho aos trambolhões pelos séculos,

Encarno todos os fora da lei e todos os desajustados,

Não existe um gangster juvenil preso por roubo e nenhum louco sexual que eu

não acompanhe para ser julgado e condenado;

Desconheço exame de consciência, nunca tive remorsos, sou como um lobo

dissonante nas lonjuras de Deus.

Os que me amam dançam nas sepulturas.

Da vidraça aberta olho as estrelas disseminadas no céu; onde estás, Mestre Fernando?

Foste levar a desobediência aos aplicados meninos do Jardim América?

Dás um lírio para quem fugir de casa?

Grande indisciplinador, é verdade?




Vamos ao norte amar as coisas divinamente rudes.

Vamos lá, Fernando, dançar maxixe na Bahia e beber cerveja até cair com um

baque surdo no centro da Cidade Baixa.

Sabes que há mais vida num beco da Bahia ou num morro carioca do que em

toda São Paulo?

São Paulo, cidade minha, até quando serás o convento do Brasil?

Até teus comunistas são mais puritanos do que padres.

Pardos burocratas de São Paulo, vamos fugir para as praias?

Ó cidade das sempiternas mesmices, quando te racharás ao meio?

Quero cuspir no olho do teu Governador e queimar os troncos medrosos da floresta

humana.

Ó Faculdade de Direito, antro de cavalgaduras eloqüentes da masturbação transferida!

Ó mocidade sufocada nas Igrejas, vamos ao ar puro das manhãs de setembro!

Ó maior parque industrial do Brasil, quando limparei minha bunda em ti?

Fornalha do meu Tédio transbordando até o Espasmo.

Horda de bugres galopando a minha raiva!

Sei que não há horizontes para a minha inquietação sem nexo,

Não me limitem, mercadores!

Quero estar livre no meio do Dilúvio!

Quero beber todos os delírios e todas as loucuras, mais profundamente que

qualquer Deus!

Põe-te daqui para fora, policiamento familiar da alma dos fortes: eu quero ser

como um raio para vós!

Violência sincopada de todos os "boxeurs"!

Brasileira do Chiado em dias de porre de absinto.

Arcabouço de todas as náuseas da vida levada em carícias de Infinito.

Tudo dói na tua alma, Nando, tudo te penetra, e eu sinto contigo o íntimo tédio

de tudo.

Realizarei todos os teus poemas, imaginando como eu seria feliz se pudesse estar

contigo e ser tua Sombra.

Nenhum comentário: