21/05/2009

Jesus Cristo moderninho

"Fazer o quê?", deve estar pensando a estátua de Jesus.

Acima, vê-se uma estátua de Jesus Cristo com um visual bem moderninho. Ele veste jeans e uma elegante camiseta de botão. A estátua é feita de bronze e mede dois metros e treze centímetros. Ela foi comprada por 35 mil Euros, no início deste mês de maio de 2009, pelo padre David Buckley, em Uckfield (cidade no sul da Inglaterra).

A notícia está no jornal britânico The Telegrafh.

Lembro de quando eu era pivete na escola e ouvi a professora revelando à sala que há mais ou menos 830 anos antes de nós, um comerciante recém-convertido ao catolicismo, chamado Pedro Valdes, encomendara uma bíblia católica traduzida para a linguagem do povo.

Só depois de alguns anos percebi que fora naquele momento, em que Valdes iniciou suas pregações sem nem sequer ser um sacerdote, na linguagem do povo, que se tinha dado o primeiro lapso do que viria a ser a Reforma Protestante empreendida por Martinho Lutero.

Enquanto o cristianismo chegava ao Sri Lanka - pra desespero de muitos budistas - Lutero, como sabemos, fora excomungado. Daí inventaram de se reformar institucionalmente os suíços, os franceses. Depois um rei inglês inventou de inventar o divórcio.

E o resto da história… O resto da história vocês já devem saber.

O Sri Lanka foi invadido por Joris Spilberg (o Capitão holandês, não o cineasta de ET), para nova alegria dos budistas, hindus e islamitas. Inventou-se a forma de se ler as Escrituras Sagradas de diversas formas. A Igreja Católica foi perdendo sua hegemonia. Fundou-se o Ópus Dei na Espanha. Um rurícola descobriu os Evangelhos Apócrifos em Nag Hammadi. A seleção brasileira foi campeã do mundo pela primeira vez. Três meses depois, o papa de Hitler bateu as botas. As mulheres queimaram seus sutiãs. A Igreja renegou o uso de preservativos.

Enfim, o padre Buckley pendurou o Cristo de bronze que vocês podem ver na foto lá de cima, postada e vista porque alguém inventou os blogs.

Depois dessa, só mesmo uma saudação do bacana “Buddy Christ” do filme Dogma.

Um comentário:

Flavio Campos disse...

dá uma olhada:
http://www.naosalvo.com.br/

Seria o Mano Cristo? MC Jesus?